segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A vida.

A coisa mais bonita que me aconteceu, foi a vida. 



Que o hoje seja destino. O amanhã é muito tempo pra mim.


(Bibiana Benites)

Tudo era sede.



Dançavam todas as noites e havia uma sinastria entre seus corpos. "Agora vou ser feliz", ele disse, exibindo sua esperança tão antiga. Ela gargalhou, pois sabia que amar o mesmo de si acorrenta. 


Tudo era sede.
(Tiago Fabris Rendelli)

O que você quer eternizar.

(...) Errado ou certo quem dirá será o tempo, o momento pede somente o decidir entre ir e ficar, o caminho está a frente, basta saber o que você quer eternizar.

(Cáh Morandi)


No fundo, alguma coisa me diz que vai dar tudo certo. Que os caminhos são tortos mas a chegada é certa. Que há coisas bonitas esperando lá na frente, se a gente acredita. E eu acredito! Vivo de acreditar. E acredito, que o que importa mesmo, não são as pedras que encontro pelo caminho, mas sim, as flores, que carrego comigo. Dentro do coração.

(Monalisa Macêdo)


Um dia memorável.

Foi um dia memorável, pois operou grandes mudanças em mim. Mas isso se dá com qualquer vida. Imagine um dia especial na sua vida e pense como teria sido seu percurso sem ele. Faça uma pausa, você que está lendo, e pense na grande corrente de ferro, de ouro, de espinhos ou flores que jamais o teria prendido não fosse o encadeamento do primeiro elo em um dia memorável. 

(Charles Dickens in "Grandes esperanças")


Muita gente vai embora com uma vontade danada de ficar. Eu, por exemplo, fui com o meu coração doendo. Apertado. Sentido. Mas eu senti, dentro de mim, que era aquilo que eu precisava fazer naquele momento (...) Eu fui a favor de "uma coisa" tão forte que eu trazia dentro. E foi isso que me fez a pessoa que eu sou hoje. E ao olhar pra trás eu percebo a importância daquele dia na construção da mulher que escolhi ser. Da Poesia que aquela história me permitiu trazer na bagagem. 

(Bibiana Benites)

Minha saudade.


Minha saudade começa com Rima, Riso, Ritmo... Começa com o Risco que você traçou ao entrar na minha vida. Tem a cor dos nossos desatinos, das ausências acumuladas. Tem o cheiro das nossas certezas - tão tortas - de um dia sermos nós. Tem o descompasso das palavras ditas com o olhar, do coração no sorriso, da alma em festa. Minha saudade guarda você dentro de mim, que nem o tempo, nem o vento levam. E quando eu penso que ela se foi, o vento vem de leve no meu coração e diz: “Tem pessoas que duram uma vida dentro da gente”. E rápido eu peço: “Que um dia ele eternize ao meu lado também”.

(Rayana Krambeck)

domingo, 29 de setembro de 2013

Escrevo-te.


Esse é um pequeno poema. Escrevo-te para dizer que não existe amargura, que não existe arrependimento e nem tristeza aqui dentro. Te escrevo como prova de maturidade, para dizer que os "ontens" que vivemos já não passam de lembranças pra mim. Eu estou bem, renovada e hoje sou mulher nova.

Esse é um pequeno poema, aliás, uma confissão dos meus dias.
Te ofereço, então, a minha paz e a certeza de que fui inteira ao teu lado. A autenticidade de sempre. O começo de tudo.


(Bibiana Benites)

A felicidade.


Acalma esse coração, pequena. A felicidade está logo ali, se aprontando pra chegar.

(Bibiana Benites)

A paciência.

Que os bons ventos voltem a fazer cócegas aqui: na palma da minha mão.

(Bibiana Benites)



A paciência é a coisa mais importante de todas na vida espiritual. Quanto tempo é preciso esperar depois de semear a semente. No início todo o esforço parece perdido, nada parece estar acontecendo, e então um dia a espera termina e a semente se rompe, empurrando a terra em direção à planta. Mas lembre-se que mesmo quando nada parecia estar acontecendo, a semente estava trabalhando sob o solo.

(Osho)

Recomeço.

É tão bom saber que somos livres para fazer nossas escolhas. Escolher é tão lindo. Ter essa autonomia de ir lá, e mudar. Refazer-se. Recomeçar-se. Reinventar-se.


Desfiz sonhos que não se cumpriram. Abandonei. Voltei. Me arrependi. Alcei novos voos. Arrisquei. Movi. Assumi as rédeas da vida que eu quis pra mim. Transformei. Perdi. Ganhei. Fiz escolhas mal feitas e paguei alto por isso. Renunciei e tive respostas que jamais imaginei da vida. Pedi trégua. Recomeço.
(Bibiana Benites)

Numa tarde de agosto.

(...) Mas é verdade também que eu não te quero mais. Nossa história acabou. Foi numa tarde escura de agosto que eu te deixei finalmente partir de dentro de mim. 

(Andréa Beheregaray)



Eu não espero perder alguém para só então entender o valor que essa pessoa tinha na minha vida (...) Quando as minhas histórias de amor acabam, eu saio com a alma leve. Eu saio inteira. O ciclo fecha e eu sigo a minha vida assim: tranquila, por ter sido só afeto quando estive. Sem o peso do arrependimento nas costas. Sem deixar nada por dizer ou fazer. Nova.
(Bibiana Benites)

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O destino.

A gente normalmente não sente o destino mudar, mas ele se movia sim, exatamente como essas nuvens, e de um jeito tão definitivo quanto elas. Também era denso como aquelas nuvens.
(Deb Caletti in “Um Lugar para Ficar”)


Por mais que os sentires estivessem adormecidos cá dentro do peito gelado, surgia um ou outro detalhe de encher os olhos de garoa e aumentar — ou ofuscar — o sorriso de canto de boca.

(Maria Fernanda Probst)

Antes de se comprometer.


Toda mulher deve ser capaz de responder três perguntas antes de se comprometer com um homem. Se disser “não” a qualquer uma das três, saia correndo.
— É só um encontro — digo, rindo. — Duvido que eu vá me comprometer com alguma coisa.
— Sei que não vai, Lake. Estou falando sério. Se não for capaz de responder “sim” às três perguntas, nem perca seu tempo num namoro.
Quando abro a boca, sinto como se estivesse apenas reafirmando que era filha dela. Não a interrompo novamente.

— Ele a trata com respeito o tempo inteiro? Essa é a primeira pergunta. A segunda é: se, daqui a vinte anos, ele fosse exatamente a mesma pessoa que é hoje, você ainda assim se casaria com ele? E, finalmente, ele faz com que você queira ser uma pessoa melhor? Se conseguir responder “sim” às três em relação a uma pessoa, então encontrou um homem decente. 

(Colleen Hoover in Métrica)

Assim seja.


Que o mar esteja sempre azul, que o céu seja farto de estrelas, que o vinho nunca seja proibido, que o amor seja respeitado em todas as suas formas, que nossos sentimentos não sejam em vão, que saibamos apreciar o belo, que percebamos o ridículo das ideias estanques e inflexíveis, que leiamos muitos livros, que escutemos muita música, que amemos de corpo e alma, que sejamos mais práticos do que teóricos, mais fáceis do que difíceis, mais saudáveis do que neurastênicos, e que não tenhamos tanto medo da palavra felicidade, que designa apenas o conforto de estar onde se está, de ser o que se é e de não ter medo, já que o medo infecciona a mente. Que nosso Deus, seja qual for, não nos condene, não nos exija penitências, seja um amigo para todas as horas, sem subtrair nossa inteligência, prazer e entrega às emoções que nos fazem sentir plenos. A vida é um presente, e desfrutá-la com leveza, inteligência e tolerância é a melhor forma de agradecer – aliás, a única. 

(Martha Medeiros)

Hoje é o nosso bem precioso.

Mas existe verdadeiramente outro rumo? Na verdade, só existe a direção que tomamos. 'O que poderia ter sido' já não conta. Ninguém aceita essa moeda; nem eu.

(Mario Benedetti, em Quem de Nós)


E assim seguimos nossas vidas... Um dia com a certeza do dever cumprido, outro na certeza de podermos ser melhores a cada dia. Hoje é e será sempre o nosso bem mais precioso. Pois é nele que está guardada a chave para os dias melhores. E de uma coisa estou certa: quanto mais clareamos o caminho das pessoas a nossa volta, tão mais claro e leve se torna o nosso próprio caminhar.

(Virgínia Mello)

Mas fui inteira.

À noite fantasmas das coisas não ditas 
sombras das coisas não feitas 
vêm pé ante pé mexer em meus sonhos. 

(Paulo Leminski)


Talvez eu não tenha dito tudo o que devia ou silenciado quando podia. Talvez eu não tenha feito tudo quanto podia ou me esforçado quanto deveria. Mas eu fui inteira, intensa, completa. 

(Raquel Paixão)

domingo, 22 de setembro de 2013

O que vem do céu.

E ainda existirão outros acasos para revirar de novo as nossas vidas e nos ameaçar em precipícios indesejáveis. Mas, podemos combinar assim: ser felizes, por mais que doa e por mais que os cosmos nem sempre conspirem a favor.

(Lucas Simões)


 Esforça-te no bem e espera com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra,
 mas o que vem do céu permanecerá!

(Chico Xavier)

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Desejos.


Uma casinha bonita. Um emprego que eu adore. Uma pessoa que me entenda. Um par de pés pra me guiar. E um de braços pra dias frios. Um chão pra quando meu mundo desabar. Um colo eterno de mãe. Um lugar pra voltar. Outro pra ficar pra sempre.

(Paula Andrade)

Escolha o caminho.


Escolha o caminho que faça o seu coração sorrir. 
E siga. Sem medo, sem pressa. Sem dúvida.

(Bibiana Benites)






Estado de recomeço.

Que o vento sopre para o lado que for melhor. Não existe fórmula, existe é movimento. 


O melhor de tudo, é saber que a gente sempre tem uma segunda chance. Um novo sorriso, um novo abraço. Uma palavra nova, na ponta da língua, pronta pra ser pronunciada para alguém que se gosta. O que me alivia, é esse estado de recomeço que eu levo comigo. 


(Bibiana Benites)

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Assuma os riscos.


Jogue fora o quase, arranque do peito a falta de possibilidades da vida e se garanta pelo sim ou pelo não. Assuma os riscos de perder, ninguém evolui se torturando pela dúvida.

(Ju Fuzetto)

domingo, 15 de setembro de 2013

Recriar para a vida.

Você começa a entender os ciclos, quando aprende a perder as coisas. Para tudo existe uma resposta, tudo vem ao nosso encontro com uma intenção. Eu aprendi que certas coisas não bastam ser vistas, elas devem ser sentidas com os olhos. 


Depois que eu aprendi que a vida é feita de ganhos e renúncias, eu passei a saborear cada um dos acertos e dos erros que eu tinha, de uma forma madura. Eu passei a me recriar pra vida. E a me encontrar também.
(Bibiana Benites)

a coreografia da impermanência.

Costumamos esquecer que não podemos impedir a mudança; tudo dança a coreografia sábia e implacável da impermanência. Mas a música daquilo que verdadeiramente nos toca com amor, não importa o quanto tudo mude - e tudo muda -, não deixa nunca mais de tocar e viver, de algum jeito, no nosso coração.


(Ana Jácomo)


Dizem que um dia tudo passa. Eu discordo. Algumas coisas nunca passam, não importam os anos, as pessoas e o rumo que sua vida toma. Existem sentimentos que você vai eternizar. Pessoas, que mesmo você não querendo de volta, serão especiais. Não importa o quanto te magoaram, você vai lembrar do quando isso te mudou, e vai agradecer pra sempre á isso. E quando alguém disser que seus olhos estão brilhando, ou te perguntarem porque está sorrindo sozinha, é provável que você não saiba o motivo... Mas já aviso de antemão, que é seu subconsciente te atormentando com a magia de sentimentos que você jura estarem apagados e não estão.
(Vallenttina)

O amor pra cuidar da gente.

Eu não quero parecer uma menina que caiu na rotina e perdeu a rima de se apaixonar. Eu prefiro ser uma mulher que ainda decora poemas, na esperança de resolver seus dilemas e depois se encontrar.
(Bibiana Benites)


Talvez, eu é que não tenha mudado. Talvez eu só esteja me apresentando. Me permitindo. Talvez eu só esteja amando de um jeito diferente. Me reconhecendo. Só estou fazendo do horizonte a minha casa, o meu tema. É que, eu não sei se você sabe, mas, a gente precisa colocar o amor pra cuidar da gente.


(Priscila Rôde)


terça-feira, 10 de setembro de 2013

Tem que arder.

Dispenso histórias mais ou menos, paixões mornas e sensações não correspondidas. Aceito apenas amores completos e ardentes para serem vividos em sua totalidade. Quero entrega, loucura e muita coragem.

(Natália Eleutério)


Eu queria ter uma carta na manga, um plano mirabolante pra guiar meu coração e deixar meu pensamento livre. Preciso de uma paz que não chega, de uma mão que me indique algum caminho certo, mas o que é certo mesmo? Se nos deixamos levar pela emoção, nos estrepamos. Se seguimos a razão, tudo fica desmotivado, sem graça, afinal a razão é um porre de chata, não?

Então por onde devemos seguir? Alguém aí, por favor, sabe um atalho seguro, onde não haja areia movediça, nem armadilhas ancestrais que nos façam cair?
Como sentir mais sem desmoronar depois? 
De fato a gente gosta de viver aquele delicioso frio na barriga, com direito a pernas amolecidas e coração acelerado. O sentimento tem que ter sabor de quero-te hoje mais que ontem e, com certeza, amanhã muito mais. O ser humano é isso, intensidade pura.
O negócio é temperar as emoções, colocar muita pimenta pra deixar quente. Tem que esquentar a alma, gente. Tem que ser assim. O amor tem que ter gosto, tem que arder... Se for insosso, não rola. Daí pedimos um copo d'água, que não tem gosto, mas mata a sede e hidrata.

(Ju Fuzetto)


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Antes de partir.

Eu tentei. Tentei outra vez. E antes de partir, eu tentei mais uma vez.

(Natália Eleutério)




Despedir-se de um amor é despedir-se de si mesmo. É o arremate de uma história que terminou, externamente, sem nossa concordância, mas que precisa também sair de dentro da gente. E só então a gente poderá amar, de novo.
(Martha Medeiros)

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A vida tem seu valor.

(...) E você aprende que, realmente, tudo pode suportar; que realmente é forte e que pode ir muito mais longe – mesmo após ter pensado não ser capaz. E que realmente a vida tem seu valor, e, você, o seu próprio e inquestionável valor perante a vida.

(Willian Shakespeare)


A vida não foi feita para ser pouca e breve.

E o mundo não foi feito para ter medida.

(Mia Couto)

Não me leve a sério.


Eu sou lúcida na minha loucura, permanente na minha inconstância, inquieta na minha comodidade. Amo mais do que posso e, por medo, sempre menos do que sou capaz. Quando me entrego, me atiro e quando recuo não volto mais. Mas não me leve a sério, sei que nada é definitivo. Nem eu sou o que penso que eu sou. Nem nós o que a gente pensa que tem.


(Martha Medeiros)

Sonho.


Meninas... são bruxas e fadas
Palhaço é um homem todo pintado de piadas
Céu azul é o telhado do mundo inteiro
Sonho é uma coisa que fica dentro do meu travesseiro (...)


(Fernando Anitelli)

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Oração da Auto-Estima.


Agradeço a Deus Por ter vindo a este Mundo, com as minhas qualidades e meus defeitos, para serem corrigidos. 
Agradeço a Deus pelo meus dons. 
E agradeço por toda oportunidade que ele me da para Desenvolvê-los. Tenho consciência da minha existência. 
Reconheço a minha insignificância e a minha importância dentro do Universo. 
Reconheço que há em mim infinidade de portas, de caminhos e de Sonhos, para serem abertas, desvendados e realizados. 
Creio que todas portas se abrem para aquele que bate. 
Creio que todos os Caminhos se formam para aquele que começa a andar. 
Creio que todos os sonhos existem para serem realizados. 
Creio na Força Interior,na minha capacidade de me transformar e de transformar o Mundo. Confio em Deus, confio em mim, existo e realizo.

Sol de primavera.



Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos
Quero ver brotar o perdão onde a gente plantou juntos outra vez
Já sonhamos juntos semeando as canções no vento
Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar
Já choramos muito, muitos se perderam no caminho
Mesmo assim não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer
Sol de primavera abre as janelas do meu peito
a lição sabemos de cor
só nos resta aprender...

(Sol de primavera - Beto Guedes)

domingo, 1 de setembro de 2013

Setembro.



Hoje eu pediria que setembro trouxesse mais amor, harmonia, compreensão, otimismo, prosperidade, cor aos meus sonhos. Diria que setembro é um daqueles meses que eu mais gosto, de céu azul, flores, e cheiro de amor no ar. Diria até que agosto não foi tão mal assim, e que setembro superaria todos os 'mals' de agosto. Mas não... Hoje eu só peço paz, luz e proteção. Quero paz no meu coração para que eu sinta a verdade escrita nele. Peço luz divina, e que esta seja tão forte que eu possa olhar dentro, e ver a cor da minha alma e assim, seguir meu caminho de acordo com sua vontade. E enfim, peço proteção... Para que a tristeza seja levada embora pelos meus anjos purificadores e que a alegria renove meu ser para que eu consiga trilhar meu caminho, com a certeza de que Deus está comigo, sempre. Amém.

(Rayana Krambeck)

Coragem.


Remexo dentro de mim, nem sempre é fácil saber a parte de nós que ficou no caminho: toco... faço a ferida arder. Sentir a ferida, é a maneira mais rápida de curá-la. Nada em mim foi covarde, nem mesmo as desistências: desistir, ainda que não pareça, foi meu grande gesto de coragem.


(Cáh Morandi)