sexta-feira, 29 de junho de 2012

se for amor.



Quanto se pode amar? Se for amor mesmo, não cabe numa vida... E nem na gente! 

(Cáh Morandi)

a estabilidade perturbadora do caos.



Ok, vou deixar que seja do seu jeito. Mas só porque eu gosto do cheiro do seu ombro(...) Depois de pegar essa mania besta de querer voltar no tempo ou desejar que ele passe logo, eu queria que o tempo parasse só dessa vez. Quem acredita nessa coisa de que nada dura pra sempre, nunca se apaixonou de verdade e não conheceu a estabilidade perturbadora do caos.
(Gabito Nunes in Que seja do seu jeito)

são as estradas da vida.



Muitas pessoas ficaram pra trás, outras tantas deixei passar. Não sei de que lado você está. Bem. A vida segue, não sei como, mas é confortável pensar assim. Talvez eu esteja desafiando alguma lei da física, mas já tenho saudade de um futuro que não viverei. São as estradas da vida. Só se pode seguir uma delas, sem nunca saber como seriam as outras. Acontece assim também com alguns amores. 

(Gabito Nunes)

quinta-feira, 28 de junho de 2012

admiração.


Eu sento na beira da praia dos seus olhos, incontáveis vezes, perto ou longe de você, só pra apreciar de novo. Porque o amor é isso também: essa admiração que não cansa de se reinventar a cada onda.
(Ana Jácomo)

o encantamento.


Se o meu coração dispara com seu olhar, ou se alguma química acontece quando ouço sua voz é porque você desperta em mim sentimentos que já não posso explicar. Como posso descrever o que sinto, quando olho para céu e vejo uma pipa cortar o vento como se uma música a movesse em direção as nuvens? (...)

(Denise Portes)


...que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.

(Manoel Barros)

domingo, 24 de junho de 2012

mulheres que irão marcar sua vida.



As mulheres que mais irão marcar a sua vida, são as chatas. Também chamadas de loucas, ciumentas, bipolares, confusas, esquisitas. As chatas te ligam de madrugada cobrando algo que você fez na semana passada, elas brigam contigo, olham feio para a mulherada que está em volta de você, as chatas fazem cara feia, batem o pé, fazem bico, batem boca contigo sem pensar nas conseqüências e principalmente são ciumentas. Mas vou te perguntar uma coisa: Quem não gosta de sentir-se desejado? Uma mulher que não te procura ou não está nem aí para você ou tem medo de te perder e prefere fingir que não viu ou ouviu nada, logo elas, não tem identidade. As chatas podem incomodar, mas estão ali do seu lado em qualquer situação, não ligam para sua conta bancária ou quantos carros tem na garagem, elas te cercam tanto, que não deixam que nada de ruim se aproxime de você. Elas podem ter seus defeitos, mas fazem tudo para serem perfeitas, não pedem desculpas e são marrentas, porém se tratá-las bem, são as pessoas mais doces que irá conhecer.


quando as coisas acontecem.



As coisas acontecem quando você não as espera; 
as coisas acontecem quando você não as força; 
as coisas acontecem quando você não está ansiando por elas.

(Osho)

desejo.



Fruto do mato
Cheiro de jardim
Namoro no portão
Domingo sem chuva
Segunda sem mau humor
Sábado com seu amor
Chope com os amigos
Viver sem inimigos
Filme na TV
Ter uma pessoa especial
E que ela goste de você
Ouvir uma palavra amável
Ver a banda passar
Noite de lua cheia
Rever uma velha amizade
Ter fé em Deus
Não ter que ouvir não
Nem nunca, nem jamais
Nem adeus
Rir como criança
Ouvir canto de passarinho
Sarar de resfriado
Escrever um poema de amor
Tomar banho de cachoeira
Aprender uma nova canção
Esperar alguém na estação
Queijo com goiabada
Uma festa
Um violão
Uma seresta
Recordar um amor antigo
Ter um ombro sempre amigo
Bater palmas com alegria
Uma tarde amena
Calçar um chinelo velho
Tocar violão para alguém
Vinho tinto
E muito carinho meu

 (Carlos Drummond de Andrade - modificada)

quinta-feira, 21 de junho de 2012

fazer o que manda o coração.



Gosto de pensar assim: se a gente faz o que manda o coração, lá na frente, tudo se explica. Por isso, faço a minha sorte. Sou fiel ao que sinto. Aceito feliz quem eu sou.

(Fernanda Mello)

O tempo não para.



“Ninguém entra num mesmo rio uma segunda vez. Pois quando isso acontece já não se é o mesmo, assim como as águas que já serão outras."
Foi um filósofo grego que viveu no século V aC, Heráclito de Éfeso, quem fez essa formulação que até hoje nos fascina: ‘o fluxo eterno das coisas, é a própria essência do mundo’, apontou Heráclito. 
E se ainda hoje ficamos espantados com isso é porque nos apegamos teimosamente ao que já passou, esperando no fundo que tudo permaneça igual. 
Então, é necessário um filósofo da antiguidade ou um escritor contemporâneo pra nos fazer entender que nada é permanente, a não ser a mudança. 
“O mais importante e bonito do mundo é isto, que as pessoas não são sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando, afinam ou desafinam, verdade maior. É o que a vida me ensinou…” 
trecho do ‘Grande Sertão’ onde o Guimarães Rosa, fala um pouco sobre isso.
Não é incrível? 
O filósofo flagra a fluidez e o escritor se maravilha com isso. 
“É o mais bonito da vida”, diz Guimarães Rosa. 
É uma celebração do movimento, não é um lamento. O tempo não pára. E isso é belo. 

(Personagem de Leonardo Medeiros, Lourenço, novela "A vida da Gente" – Autores: Lícia Manzo/Marcos Bernstein)

Um verdadeiro amigo.



Um verdadeiro amigo é alguém que aceita seu passado, está em seu presente e aceita seu futuro
Amigo é alguém que não pensa apenas se suas escolhas serão favoráveis só para ele
Amigo é alguém que quer te ver completamente feliz, 
é alguem que não vai parar de te apoiar mesmo que ele não esteja incluído e favorecido em suas decisões..
Ele apenas vai querer ver uma pessoa feliz com suas decisões, você!

inclinações particulares.



Por que nos conhecemos? Por que o acaso o quis? Foi porque através da distância, sem dúvida, como dois rios que correm a unir-se, nossas inclinações particulares nos impeliram um para o outro.

(Gustave Flaubert)

há que ter.



Há que ter alguma coragem. Há que ter algum sonho correndo nas veias, e um grão de loucura faiscando na alma.

(Lya Luft)

quarta-feira, 20 de junho de 2012

escolha.



Quando fazemos uma escolha, qualquer escolha,
estamos dizendo sim para um lado
e dizendo não para o outro.
Então, algum sofrimento sempre vai haver."
 

(Martha Medeiros)

quinta-feira, 14 de junho de 2012

O sensato.


"O sensato (não o sem graça, o chato) sabe que o ser humano não é grande coisa, mas gosta dele; que a vida é luta, mas quer vivê-la bem; que existem - além de injustiça, traição e sofrimento - beleza e afetos e momentos de esplendor.
E que pode-se confiar, sem ser a toda hora traído por quem se ama".

(Lya Luft in Perdas e Ganhos)

nada desvia o destino.



É incrível
Nada desvia o destino
Hoje tudo faz sentido
E ainda há tanto a aprender
E a vida tão generosa comigo
Veio de amigo a amigo
Me apresentar a você ♫

(Monalisa - Jorge Vercillo)

quarta-feira, 13 de junho de 2012

E se acrescentam. E se amam. E se aceitam. E somam.

Quero aproveitar a sensação de aconchego do seu abraço, quero embolar nossos cílios, nossos dedos num beijo demorado, sentir sua respiração chamando meu nome, quero seus olhos me acariciando quando acordo e acima de tudo quero sua alma de mãos dadas com a minha. Não somos metades que se completam, somos dois inteiros que se somam. (Renata Fagundes)

Eu acredito em duas pessoas inteiras, completas, que se escolhem. Que se reconhecem. Que a alma de um fala (mesmo em silêncio) com a alma do outro. E se acrescentam. E se amam. E se aceitam. E somam. (Bibiana Benites)



Você me faz querer ser melhor a cada minuto, você vale todas as dores que o amor pode causar, porque o amor é difícil, dá medo, é arriscado, é perigoso. Mas também é libertador. É necessário. É fundamental. 
Você chegou tão suave. Foi devagar, sem que eu tivesse tempo de pensar ou fazer conjecturas malucas. Chegou sincero. E me deu a certeza de que quando alguém te quer faz de tudo pra te conquistar. Você segurou a minha mão, nos abraçamos. E ali selamos alguma coisa que eu não sabia o que era. Naquele momento, surgiu a cumplicidade. E uma vontade enorme de que o tempo parasse por alguns segundos. Minutos. Horas. Dias. Meses. Anos. 
Comecei a perceber que eu não me conhecia tanto assim, pois quando você chegou descobri que faltava tudo. Encontrei e reencontrei pedaços meus. Me vi em seus olhos, em seus abraços, em suas palavras. Me vi de novas formas. Formas tão boas. Formas tão minhas, tão suas. Descobri que posso muito mais do que imagino. E que nunca vai faltar um abraço para me acolher, um apoio para me encorajar, um carinho para me encontrar. 

"Então e assim, somos presente, passado e futuro. Tempo infinito num só, esse é o eterno."

terça-feira, 5 de junho de 2012

amar se aprende amando.



É impressionante: antes de amar temos a mania de idealizar o amor. Depois que conhecemos o amor as verdades aparecem, os castelos desmoronam, surgem novas construções. Insisto: amar se aprende amando. Construímos muitos sonhos, mas é no dia a dia que o amor se esconde. E se mostra. E renasce. E se renova. 

(Clarissa Corrêa) 

ninguém vai saber.



E a gente mente tanto dizendo que tá tudo bem, que tá tudo em paz, que passou, que não dói mais, que já virou lembrança distante. No fundo ainda dói de uma forma bagunçada, revirada, transtornada. Mas isso ninguém vai saber.
(Clarissa Corrêa)

domingo, 3 de junho de 2012

lidar.



Sou egoísta, impaciente e um pouco insegura. Cometo erros, sou um pouco fora do controle e às vezes difícil de lidar, mas se você não sabe lidar com o meu pior, então com certeza, você não merece o meu melhor!

(Marilyn Monroe)

sábado, 2 de junho de 2012

mania.



Todo mundo tem suas manias, eu tenho as minhas. Mania de mexer no cabelo de 5 em 5 minutos, falar alto, encarar quem me olha demais. Mania de pensar demais em você, de acreditar em horas iguais, mania de ficar imaginando coisas antes de dormir, mania de rir por bobeira e de chorar de nervoso, aliás, mania de chorar por tudo, mania de escutar uma música e ficar me imaginando nela, mania de mudar de humor constantemente, mania de ver minha vida como se fosse um filme, na maioria das vezes um conto de fadas que ainda vai ter um final feliz, mania de ter medo de tudo, de falar o que eu sinto e de te perder. Mania de pensar no que já fiz, mania de repeti-las mesmo que me arrependa.
Mania de precisar ter você do meu lado.
(Tati Bernardi)

NAMASTE



A palavra Namaste (pronuncia-se Namastê) é composta de duas palavras sânscritas: Nama (reverência, saudação) e Te, que significa você. Em síntese é saúdo a você, de coração, ao que deve ser retribuído com o mesmo cumprimento. 
O gesto do Namaste, conhecido como Anjali mudra, consiste no simples ato de juntar as palmas das mãos ante o coração (ou mais precisamente o chakra do coração), e inclinar levemente a cabeça.
Para indicar profundo respeito, pode-se colocar as mãos em frente a testa, no caso de reverencia a um deus ou santidade, coloca-se a mão completamente acima da cabeça.
"O Deus em mim saúda o Deus em você."
"O divino em mim cumprimenta o divino em você."
"A Divinidade dentro de mim compreende e adora a Divinidade dentro de você."

já vale uma vida.



"Hoje, com toda minha birutice e uma vontade de aprender que não acaba, eu pego minhas fraquezas. Deixo-as enfileiradas. E as estudo como se minha vida dependesse disso. Com o auto-controle nas mãos, um depósito debaixo do braço e nossos inimigos internos dormindo, podemos - quem sabe? - nos tornar guerreiros impecáveis. Ou - se não - apenas sorrir mais. O que pra mim já vale a luta. Ou uma vida inteira."

(Fernanda Mello)

sexta-feira, 1 de junho de 2012

deixando a vida passar.



Porque me deu agora de repente
 uma vontade danada de abraçar você,
mas de corpo presente e ficar junto,
sem assunto, deixando a vida passar.

(Mário de Andrade)       

olha-me de novo.

 
Se te pareço noturna e imperfeita
Olha-me de novo. Porque esta noite
 Olhei-me a mim, como se tu me olhasses.
 E era como se a água 
Desejasse
Escapar de sua casa que é o rio
 E deslizando apenas, nem tocar a margem.
 Te olhei. E há tanto tempo
 Entendo que sou terra. Há tanto tempo
 Espero
 Que o teu corpo de água mais fraterno
 Se estenda sobre o meu. Pastor e nauta
 Olha-me de novo. Com menos altivez.
 E mais atento.

(Hilda Hilst)

                     

o mistério que embrulha.


Quero saber, 
entre todas aquelas que eu sou,
 quem é a chefe, 
quem manda dentro de mim.
  
(Martha Medeiros)


Em todas as idas e vindas,
obscuramente eu sempre sabia: 
embora tudo mude, nada muda
 por que tudo permanece aqui dentro,
 e fala comigo, e me segura no colo
quando eu mesma não consigo sustentar. 
E depois me solta de novo, 
para que eu volte a andar
pelos meus próprios pés. 
A vida é mãe nem sempre carinhosa,
mas tem uma vara de condão especial: 
o mistério com que embrulha todas as coisas, 
e algumas deixa invisíveis.

(Lya Luft)

meu mal.



Sou frágil e romântica e não é somente desse mal que padeço. Os sortilégios que permeiam meu ser insistem em existir. No meu coração de guerreira existem segredos e mistérios que a minha razão desconhece.

(Denise Portes)